Apresentação

O Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN), criado em 1954 e atualmente mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), é um serviço que faz parte do Projeto Pinakes e tem como objetivo reunir informações sobre as coleções de publicações seriadas nacionais e estrangeiras disponíveis nas bibliotecas de instituições brasileiras de ensino e pesquisa. 

O novo CCN traz como proposta um catálogo reestruturado, aumentando sua eficiência, foco na usabilidade dos usuários e promovendo valorização deste serviço bibliográfico.

O CCN equivale a consultar centenas de catálogos em todo País, com grande economia de tempo e otimização da pesquisa, por reunir informações de diversas publicações seriadas e instituições mantenedoras.

Para mais informações do Histórico do CCN clique aqui.


Missão

O Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN) tem como missão registrar e divulgar o acesso as publicações tecnicas e cientificas localizada nas principais bibliotecas brasileiras.


Objetivos

Os objetivos do CCN são:

  • Identificar, registrar e localizar publicações seriadas nacionais e/ou estrangeiras, técnicas e científicas, mantidas pelas bibliotecas e unidades de informação do Brasil, que participam do CCN;
  • Padronizar a entrada de títulos das publicações seriadas conforme critérios internacionais;
  • Permitir o acesso e a recuperação da informação sobre publicações seriadas impressas nas principais bibliotecas e unidades de informação do país;
  • Auxiliar as bibliotecas e unidades de informação na tomada de decições elaboração de Políticas de Desenvolvimento de Coleções (PDC) e na seleção e aquisição de materiais a partir da visualização e localização de publicações dispostas no catálogo.

Benefícios do CCN

O CCN é um instrumento de grande relevância para as instituições brasileiras na unificação, padronização e localização de publicações periódicas técnicas e científicas. É o maior e o mais antigo catálogo de publicações seriadas no Brasil, somando mais de 62.000 títulos de periódicos e, aproximadamente, 390.000 coleções, distribuídas por mais de 600 bibliotecas e unidades de informação em todo território nacional. 

Além de seu alto volume de informações, o CCN desempenha função que apoia diretamente a elaboração de políticas de formação e desenvolvimento de acervos de publicações seriadas técnicas e científicas. Isso porque, dada as dificuldades, sobretudo financeiras, das instituições brasileiras de ensino e pesquisa em garantir a continuidade e atualização de suas coleções, buscam por meio dessas políticas tomar decisões para a aquisição, doação e permuta de seus acervos.